Como vulva e vagina envelhecem ?

 Fisioterapeuta pélvica o que acontece com a região íntima na menopausa - e os possíveis impactos na saúde sexual da mulher



*Por Laíse Veloso

A região íntima feminina, assim como as outras partes do corpo, também enfrenta mudanças com o passar dos anos. Antes o assunto era tabu para a maioria das pessoas. Hoje elas buscam cada vez mais informações sobre como prevenir e tratar os efeitos do envelhecimento da vulva e da vagina, seja por pressão estética ou por questão de saúde.

As alterações mais significativas acontecem no climatério e na menopausa. Por volta dos 40 anos, a mulher começa a observar alguns efeitos decorrentes da diminuição da produção de estrogênio pelos ovários. Ele é um dos principais hormônios sexuais femininos, responsável pelas características do corpo da mulher, viço da pele e receptividade sexual.

Com tais mudanças hormonais, circula bem menos sangue na região da vulva e da vagina. A pele dos genitais fica mais fina e frágil, podendo causar flacidez dos lábios externos (fazendo com que os lábios internos pareçam maiores), coloração opaca (palidez) e diminuição da lubrificação natural.

Essa secura pode aumentar o risco de lesões, causando dor e dificultando o sexo com penetração vaginal. Perde-se também a massa muscular do assoalho pélvico e o colágeno dos ligamentos, favorecendo disfunções como incontinência urinária e prolapso genital (“bexiga caída”).

Todas essas alterações fisiológicas naturais podem afetar a qualidade de vida e bem-estar da mulher. A medicina oferece algumas abordagens de prevenção e tratamento. São elas: uso de hormônio local (na vagina), terapia de reposição hormonal, aplicação de laser e radiofrequência. Essas técnicas reduzem os efeitos deletérios da menopausa e melhoram o padrão estético íntimo.

A fisioterapia pélvica e o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico também são importantes ferramentas na prevenção das disfunções. E, em alguns casos, considera-se ainda cirurgia para reduzir a diferença de tamanho entre os lábios vaginais e preenchimento da vulva melhorar o aspecto flácido.

Começou a perceber alguma dessas mudanças no seu corpo? Procure um profissional especializado para usufruir de mais qualidade de vida – sexual, inclusive.

*Laíse Veloso é fisioterapeuta pélvica e sexóloga.

Comentários

Postagens mais visitadas